Mosquitos e Pernilongos

Os mosquitos, apesar de parecerem inofensivos, são os maiores transmissores de doenças do mundo. O controle desses insetos já se tornou questão de saúde pública. É possível notar que nos meses em que há maior incidência de pernilongos e de doenças transmitidas por eles, o Ministério da Saúde desenvolve campanhas de conscientização e controle para evitar infestações, como é o caso do Aedes Aegypti.

Esses pequenos insetos pertencem à família Culicidae e, embora a maior parte da população não saiba, somente as fêmeas dos mosquitos picam as pessoas. Os pernilongos são animais hematófagos, ou seja, se alimentam do sangue de suas vítimas. A transmissão de doenças acontece devido a isso, quando o inseto está infectado com os agentes patógenos.


Conhecidos pelos diversos problemas que causam, eles são uma das grandes ameaças à saúde das pessoas e podem transmitir doenças que levam à morte. Esses insetos são responsáveis tanto pelo grande incômodo devido ao ruído e picadas que causam, quanto pelas doenças associadas a eles. Sendo assim, é muito importante tomar os devidos cuidados contra a sua proliferação, controlando possíveis focos e realizando a desinsetização.

Os mosquitos se reproduzem em meio aquoso e necessitam de doses mínimas para isso. Qualquer lugar com água parada pode se tornar foco de proliferação que se completa em até 10 dias. Eles se reproduzem facilmente,  o que contribuiu para superpopulações.

No Brasil existe uma ampla variedade de mosquitos responsáveis por diversas doenças, tais como:

  • Aedes aegypti

É a espécie mais comum, uma vez que está associada a problemas de saúde como Dengue e Febre Amarela, Zika e Chikungunya. Ele costuma ser um pouco menor que os demais mosquitos, possui listras brancas em seu tronco, cabeça e pernas, o que facilita a sua identificação.

  • Anopheles

Conhecido também como mosquito-prego, é responsável pela transmissão de malária, uma doença infecciosa transmitida pela fêmea dessa espécie de pernilongo. A principal característica desse mosquito é o hábito de dormir com o abdômen virado para cima, além de conseguir colocar 200 ovos por vez.

  • Pernilongo/Muriçoca (Culex quinquefasciatus)

Popularmente chamado de muriçoca ou pernilongo, o mosquito Culex está presente em locais com água parada suja, ou seja, sua reprodução ocorre próximo a esgotos e outros locais semelhantes. Além disso, ele está associado à transmissão da filariose ou elefantíase, uma doença crônica.

A alta frequência com que os mosquitos batem as suas asas produz um zumbido característico, que é sinônimo de incômodo e pode atrapalhar o sono de muitas pessoas. Apesar das picadas dolorosas e do zumbido irritante, esses não são os maiores problemas causados por pernilongos. Por isso, é importante realizar o combate e a prevenção da infestação desses insetos.

Fatores de Risco

  • Transmissão de doenças;
  • Doenças letais;
  • Ameaça a animais;
  • Desconforto.

Prevenção

Existem várias precauções que você pode adotar para reduzir o risco de picadas de mosquitos e a transmissão de doenças por eles, como o uso de repelentes e de roupas protetoras. Mantenha portas e janelas fechadas ou use telas para impedir que os mosquitos entrem nos ambientes internos. Use mosquiteiros ao redor de camas e berços, especialmente se você estiver em áreas onde doenças transmitidas por mosquitos são comuns. Além do mais, é importante controlar as áreas de reprodução dos mosquitos, eliminando ou reduzindo a água parada onde eles se reproduzem, como recipientes, pneus velhos, pratos de planta e outros locais onde a água pode acumular.

Nossos Serviços

Slider
Controle de Caracóis-Gigantes-Africanos

Ações direcionadas para evitar a proliferação de moluscos e transmissão de doenças.

Controle de Insetos Voadores

Eliminação de insetos voadores por um conjunto de técnicas específicas.

Controle Integrado de Pragas

Método de controle de pragas que impede o avanço de infestações.

Descupinização

Serviço de controle de cupins em áreas externas ou internas.

Desinsetização

Eliminação e controle de pragas urbanas.

Desratização

Combate a proliferação de roedores em casas e empresas.

Higienização de Reservatórios e Caixas D'água

Limpeza e desinfecção de reservatórios, tanques e caixas d'água.

Manejo de Morcegos

Controle da população dos animais com interferência mínima no ecossistema, limpeza e desinfecção do ambiente.

Manejo de Pombos

Controle da população dos animais com interferência mínima no ecossistema, limpeza e desinfecção do ambiente.

Sanitização

Processo de higienização avançada para eliminar microrganismos, como bactérias, vírus, fungos e ácaros.

São Paulo

Rua Lopes Chaves n° 380, Barra Funda - São Paulo
CEP: 01154-010

Rio de Janeiro

Av. Pedro II, 364 - São Cristovão, Rio de Janeiro
CEP: 20941-070

Bahia

Rua Canarana, nº 07, Quadra 03, Pernambués - Salvador
CEP: 41100-020

Goiás

Rua 16, Qd.50 L12. Jardim Santo Antônio Goiânia
CEP: 74853-290

Tocantins

Av. Joaquim Teotônio, Q 902 L 21, Plano Diretor Sul, Palmas
CEP: 77023-340
WhatsApp!
Ligue 0800