Cupins

Dor de cabeça e prejuízos estruturais são os principais problemas trazidos pelos cupins. Para aqueles que possuem móveis de madeira, o cupim é a pior ameaça, pois esse pequeno inseto é responsável pela destruição de diversas peças feitas a partir desse material. Isso acontece porque sua alimentação tem a celulose como principal componente e pode ser encontrada tanto na natureza quanto no interior de estabelecimentos diversos.


O cupim é considerado uma praga urbana devido aos prejuízos estruturais e financeiros que causa. Dessa forma, a prevenção é extremamente importante para evitar possíveis danos em estruturas e móveis de madeira. Não é difícil identificar uma infestação de cupins,  pois eles deixam rastros bastante característicos.

O cupim é conhecido por suas duas espécies mais comuns no Brasil:

  • Cupim de madeira seca (Cryptotermes brevis):

Quanto aos cupins de madeira, eles são conhecidos por pequenos grânulos que ficam próximos ao local da infestação e pelos pequenos furos na madeira. Preferem madeira seca e com pouca umidade, costumam infestar paredes, forros, assoalhos, portas, armários e demais móveis de madeira.

  • Cupim subterrâneo (Coptotermes formosanus):

Além do cupim de madeira, outra espécie bastante comum no Brasil é o cupim subterrâneo. Como o nome sugere, esse tipo de cupim é caracterizado por construir túneis que ficam sob o solo e as paredes dos estabelecimentos. Além disso, sua identificação requer a assistência profissional de uma empresa especializada na área para que possam ser controlados da maneira adequada.


  • Cupim Arborícola (Nasutitermes corniger)

Esse tipo de cupim é denominado desta forma porque constroem seus ninhos nas copas das árvores e arbustos. O cupinzeiro é de fácil identificação pois tem cor preta ou marrom escura, conforme vão se reproduzindo dentro da árvore a estrutura da mesma é prejudicada podendo até ocasionar a sua queda. 


O controle de cupim busca eliminar esses insetos, evitando a proliferação e os danos que eles são capazes de causar. Essa técnica de controle identifica os pontos de proliferação e utiliza produtos específicos para o combate dessa praga. 

Fatores de Risco

  • Destruição de estruturas;

  • Danos a móveis e itens de madeira;
  • Desvalorização de propriedades;
  • Alergias e problemas respiratórios.

Prevenção

Existem várias medidas de prevenção que podem ajudar a reduzir o risco de infestação por cupins, uma das formas é o controle de fontes de umidade. Certifique-se de que não haja vazamentos ou acúmulo de água ao redor de sua casa. Mantenha áreas úmidas e mal ventiladas bem secas. Utilize materiais resistentes a cupins na construção, como concreto, metal e madeira tratada. Instale barreiras físicas, como telas de metal ou plástico, ao redor das estruturas de madeira para impedir o acesso dos cupins. Faça inspeções regulares em sua casa, principalmente em áreas suscetíveis à infestação de cupins, como sótãos, porões, vigas de madeira, móveis antigos etc. Esteja atento a sinais de infestação, como túneis de lama, pequenos orifícios na madeira e resíduos de asas. Pinte ou envernize a madeira exposta, pois isso cria uma barreira protetora contra os cupins. Lembre-se de que a prevenção é fundamental para evitar infestações de cupins, é aconselhável buscar a ajuda de profissionais de controle de pragas para avaliar a situação e tomar as medidas adequadas.

Nossos Serviços

Slider
Controle de Caracóis-Gigantes-Africanos

Ações direcionadas para evitar a proliferação de moluscos e transmissão de doenças.

Controle de Insetos Voadores

Eliminação de insetos voadores por um conjunto de técnicas específicas.

Controle Integrado de Pragas

Método de controle de pragas que impede o avanço de infestações.

Descupinização

Serviço de controle de cupins em áreas externas ou internas.

Desinsetização

Eliminação e controle de pragas urbanas.

Desratização

Combate a proliferação de roedores em casas e empresas.

Higienização de Reservatórios e Caixas D'água

Limpeza e desinfecção de reservatórios, tanques e caixas d'água.

Manejo de Morcegos

Controle da população dos animais com interferência mínima no ecossistema, limpeza e desinfecção do ambiente.

Manejo de Pombos

Controle da população dos animais com interferência mínima no ecossistema, limpeza e desinfecção do ambiente.

Sanitização

Processo de higienização avançada para eliminar microrganismos, como bactérias, vírus, fungos e ácaros.

São Paulo

Rua Lopes Chaves n° 380, Barra Funda - São Paulo
CEP: 01154-010

Rio de Janeiro

Av. Pedro II, 364 - São Cristovão, Rio de Janeiro
CEP: 20941-070

Bahia

Rua Canarana, nº 07, Quadra 03, Pernambués - Salvador
CEP: 41100-020

Goiás

Rua 16, Qd.50 L12. Jardim Santo Antônio Goiânia
CEP: 74853-290

Tocantins

Av. Joaquim Teotônio, Q 902 L 21, Plano Diretor Sul, Palmas
CEP: 77023-340
WhatsApp!
Ligue 0800